Feriado de Independência
Valorização indígena marca celebração do 07 de setembro no Noroeste Colonial
(Por Elenara Oliveira)
As comemorações pela Independência do Brasil são caracterizadas pelos desfiles de 07 de setembro em todo o país. Na realidade acontece uma ampla mobilização social e cultural de entidades, instituições de ensino e órgãos para lembrar a relevante data para o país, que neste ano comemorou 189 anos de independência.
Desfile indígena no Noroeste do RS
De crianças a idosos, os desfiles cívicos simbolizam a miscigenação da população brasileira de todas as idades e etnias. Prova disso, aconteceu no Noroeste Colonial do RS, no município de Tenente Portela, onde foi realizado o 1º Desfile Cívico da comunidade escolar Terra Indígena do Guarita. Participaram cerca de 1.800 alunos de 11 escolas indígenas de Tenente Portela e Redentora, com direito a apresentação da Banda Marcial Indígena que encantou a população e autoridades presentes.
Banda Marcial da cidade
Num mesmo compasso a Banda Marcial Indígena apresentou um trabalho afinado, que começou a ser planejado muitos meses antes do feriado da independência – data que marcaria a primeira apresentação em um desfile oficial do grupo. O tempo todo, em um mesmo ritmo os integrantes da Banda tocavam marchas que dão sentido moral ao ato de civismo, mostrando a diversidade cultural e tornando-se um marco de cidadania.
Este foi um passo à frente dado no Noroeste do Rio Grande do Sul, que representa a valorização de um povo que tem um papel fundamental para o país, muito bem colocado em um pequeno verso da música, Todo Dia Era Dia de Índio, de Jorge Benjor: “Antes que o homem aqui chegasse, Às Terras Brasileiras, Eram habitadas e amadas, Por mais de 3 milhões de índios, Proprietários felizes, da Terra Brasilis”.