Feriado de Independência

12/09/2011 12:33

 

Valorização indígena marca celebração do 07 de setembro no Noroeste Colonial

(Por Elenara Oliveira)

As comemorações pela Independência do Brasil  são caracterizadas pelos desfiles de 07 de setembro em todo o país. Na realidade acontece uma ampla mobilização social e cultural de entidades, instituições de ensino e órgãos para lembrar a relevante data para o país, que neste ano comemorou 189 anos de independência.

Desfile indígena no Noroeste do RS


De crianças a idosos, os desfiles cívicos simbolizam a miscigenação da população brasileira de todas as idades e etnias. Prova disso, aconteceu no Noroeste Colonial do RS, no município de Tenente Portela, onde foi realizado o 1º Desfile Cívico da comunidade escolar Terra Indígena do Guarita. Participaram cerca de 1.800 alunos de 11 escolas indígenas de Tenente Portela e Redentora, com direito a apresentação da Banda Marcial Indígena que encantou a população e autoridades presentes.

 

Banda Marcial da cidade


Num mesmo compasso a Banda Marcial Indígena apresentou um trabalho afinado, que começou a ser planejado muitos meses antes do feriado da independência – data que marcaria a primeira apresentação em um desfile oficial do grupo. O tempo todo, em um mesmo ritmo os integrantes da Banda tocavam marchas que dão sentido moral ao ato de civismo, mostrando a diversidade cultural e tornando-se um marco de cidadania.
Este foi um passo à frente dado no Noroeste do Rio Grande do Sul, que representa a valorização de um povo que tem um papel fundamental para o país, muito bem colocado em um pequeno verso da música, Todo Dia Era Dia de Índio, de Jorge Benjor: “Antes que o homem aqui chegasse, Às Terras Brasileiras, Eram habitadas e amadas, Por mais de 3 milhões de índios, Proprietários felizes, da Terra Brasilis”.