Saúde e Bem Estar
Corrida pela boa forma às vésperas do verão
(Por Elenara Oliveira)
Novo horário é propício para prática de atividades físicas
Quem não gostaria de chegar no verão com o corpo em forma, todo durinho, músculos bem definidos e com aquela barriguinha de causar inveja? Este é o desejo de muitos homens e mulheres. Com a chegada do horário de Verão, os dias ficam mais longos, fazendo com que a prática de exercícios físicos se torne comum.
Há aqueles que dentre as tantas opções de atividade física prefiram o ar livre para exercitar-se, seja fazendo caminhadas, pedalando ou aproveitando as academias públicas instaladas em praças.
Adepta da caminhada, Lúcia Soares, 60 anos, diz sentir-se livre para determinar seu horário e aproveitar o ar puro que o meio ambiente proporciona.
“Ambientes fechados me sufocam, por isso optei por caminhada. É uma atividade que além de me proporcionar bem-estar, me dá autonomia de controlar meus horários, sem falar que posso desfrutar de uma linda paisagem com ar puro e me relacionar com as pessoas”, ressalta.
Leni Pospieka, 42 anos, adora academia, porém pela falta de tempo optou pela caminhada no fim de tarde com as amigas. “Este horário é perfeito para esta atividade física!”, diz. Por ter problema de coluna, Leni explica que só pode caminhar em lugares planos. “O certo era eu estar fazendo academia com exercícios específicos, mas pela falta de tempo, acabo praticando caminhada, destacando as boas condições que o local proporciona”.
Às vésperas do verão, academias ficam lotadas são adeptos de exercícios físicos que buscam perder aquela gordurinha adquirida durante o ano, enrijecer músculos ou ganhar massa corporal – afinal ninguém quer aparecer na praia ou clube sem pelo menos exibir um visual que levante a autoestima.
A Educadora física Alexandra Both, faz um comentário sobre sobre as atividades físicas e os cuidados básicos que as pessoas devem ter no verão.
Alexandra adverte que os praticantes de exercícios físicos não devem cometer loucuras em relação a dietas mirabolantes, uso de suplementação alimentar desnecessária ou sem orientação, exercícios de forma exagerada. Isso pode até ajudar num curto período de tempo, mas, logo a realidade muda se os hábitos não mudarem. Tudo tem um tempo para acontecer, não existe milagre”.
Além da busca pelo corpo “sarado”, muitas pessoas acabam buscando na prática de exercícios físicos, um escape para o estresse do cotidiano. “Muitos frequentadores da academia não buscam somente a questão estética, mas procuram compartilhar novas experiências, fazendo novas amizades e amenizando o estresse do dia-a-dia, tal qual uma terapia”, avalia a psicóloga Gabriela Mallmann Fenner.
É isso aí pessoal, a estação do bronze está chegando, por isso não deixe para última hora para procurar alguma atividade física que lhe ajude a entrar em forma. Saiba que seu corpo não vai mudar em um passe de mágica e lembre-se: dieta milagrosa é loucura. E, mais do que isso, pode prejudicar a sua saúde.
LINK Clique aqui e confira “Dicas de Verão”, para você aproveitar numa boa à estação que se aproxima. Dicas de Verão.doc (24 kB)