Protagonismo Social
Sete contra 2.370 = 11 vereadores em 2013 em Júlio de Castilhos
(Por Rosaura Bellinaso)
Na tarde do último dia 13 ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores de Júlio de Castilhos a segunda reunião para votação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica que eleva de nove para 11 o número de vereadores no município. Durante a semana que passou, alguns jovens do município se organizaram e realizaram um manifesto para que o projeto não fosse aprovado. A partir da iniciativa, em um período três dias conseguiram 2.370 assinaturas de pessoas da comunidade que também são contra o aumento do número de vereadores.
Sob a presidência de Paulo Cesar Turra a sessão teve início, com o pronunciamento do vereador Arnaldo Bertoldo — o qual informou o porquê do seu voto favorável ao aumento de vereadores. Em continuidade manifestou-se o vereador Carlos Rezende, o qual votou contra ao aumento de vereadores por ter certeza de que não há necessidade do aumento — sendo a favor dos pedidos recebidos pela Comunidade. Após o pronunciamento de Carlos Rezende, o vereador Jorge Siqueira propôs que a reunião fosse adiada caso os vereadores contrários assinassem um documento. Confira aqui o vídeo captado neste momento.
Não houve acordo entre os edis Castilhenses e a reunião teve continuidade, onde Paulo Turra realizou a leitura do ofício com o manifesto que continha 2.370 assinaturas, comprovando que várias pessoas eram contrárias ao aumento de número de vereadores. Assim, Paulo Turra solicitou que o arquivamento do manifesto. Posteriormente foi realizada votação. Confira aqui o vídeo registrado no momento em que o Projeto de Emernda à Lei Orgânica (aumentando de nove para 11 o número devereadores de Júlio de Castilhos) foi colocado em votação pelo plenário.