Proerd

04/10/2011 08:46

 

 

De mãos dadas contra as drogas

 

(Por Elenara Oliveira)

 

Preparar as crianças para serem adolescentes e jovens comprometidos com uma sociedade melhor, no sentido de prevenir e reduzir o uso de drogas e a violência entre estudantes, são objetivos que movem a Brigada Militar de Humaitá a desenvolver no município o Proerd.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) entrou em funcionamento no município em 2003. Uma parceria entre a Brigada Militar e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto que atende estudantes do 5º Ano de Escolas Municipais e Estaduais.

 

 

Mais de 60 alunos, entre 10 e 12 anos, participam do programa que todos os anos é desenvolvido a partir do segundo semestre, através de encontros nas escolas. Entre os temas estudados, os alunos aprendem através de várias dinâmicas a fortalecer a autoestima, ter autoconfiança, reconhecer as tensões do dia a dia e maneiras “naturais” de controlá-las.

A monitora do programa no município, soldado Roberta Engster de Lima, explica que a técnica usada em sala de aula é a facilitação. “Não damos as respostas prontas, instigamos eles a buscar”. E a Caixinha do Proerd foi mais uma maneira encontrada para sanar as dúvidas dos alunos que tem vergonha ou sentem-se constrangidos em fazer determinada pergunta. “É uma técnica interessante, pois a caixinha sempre está cheia de dúvidas, além de ser um momento de descontração”, comenta a soldado.

 

 

Sargento da Brigada Militar Décio Petry, ressalta que o retorno com o Proerd é satisfatório, pois a maioria dos jovens que têm contato com o programa não se envolve com drogas. “O retorno social é muito bom, o que nos motiva a continuar trabalhando”.

A conclusão do Programa é realizada com a cerimônia de Formatura com mensagens positivas, teatralizadas, momento importante em que cantam a Canção do Proerd e recebem o Certificado e, assumem o compromisso de ficarem longe das drogas e da violência. 

 

 Como funciona o Proerd