Orquídeas em Humaitá

24/09/2011 14:18

 

Orquídeas traduzem a beleza da primavera

 

(Por Elenara Oliveira)

 

Humaitá é uma pequena cidadezinha do Noroeste Colonial com pouco mais de 4,9 habitantes, conhecida também como “Município Jardim” por cultivar o verde e pelos belos jardins ostentados nos pátios das casas. Na primavera, em especial, Humaitá ganha um colorido que encanta os visitantes e por quem ali passa. A dedicação de muitos de seus moradores pelas flores é algo que merece destaque, como em especial o cultivo de orquídeas.


Em Humaitá existem diversas pessoas dedicadas a montar orquidários e cultivar a planta, são mais de 20 na cidade, e podem chegar a mil espécies diferentes. Pioneira no cultivo, há aproximadamente 32 anos Sueli Sandri se apaixonou pelas orquídeas e como ela mesma diz “foi amor a primeira vista”. Achou as flores lindas e de lá pra cá iniciou seu cultivo, não fez grandes investimentos, foi adquirindo mudas e também trocando com outros cultivadores da espécie. “Não compro e não vendo, só troco, pois vejo isso como uma forma de incentivar a produção”, explica a professora aposentada, hoje com 72 anos.

 

  


Com um orquidário bem organizado, ostentando mais de 200 variedades, a professora aposentada dedica grande parte de tempo às orquídeas, flores que considera encantadoras e de fácil cultivo. “Não são difíceis de cultivar, é claro que é necessário aprender alguns macetes das plantas, por exemplo, não se pode por muita terra nos vasos de algumas espécies, de outras já ao contrário”,  explica ela.


Uma das criadoras com o maior número de variedades da espécie é Noeli Ledur, são mais de quatrocentas, fruto de 12 anos de dedicação. “Elas não são catalogadas, mas pretendo fazer isso”, tanto, que está construindo um novo orquidário para armazenar melhor as plantas. “Algumas dessas eu comprei, outras troquei, algumas são espécies nativas, dessa forma fui aprimorando meu viveiro”. Noeli vende algumas plantas, mas faz questão de mencionar que “apenas as mudas que tem repetidas”.

 

 

 

De todas as cores... vermelhas, brancas, roxas, amarelas... com vários tamanhos e espécies, as orquídeas merecem destaque com a chegada da primavera, estação das flores.