Geração Z
O Dia das Crianças da Geração Z
(Por Marcela Prass Scheffler)
O dia das crianças foi instituído no Brasil na década de 1920, por iniciativa do deputado federal Galdino do Valle Filho. Após a aprovação na Câmara dos Deputados, o dia 12 de outubro foi instituído como “Dia da Criança” pelo presidente na época, Arthur Bernardes, por meio do decreto nº 4867, de 5 de novembro de 1924.
Mas somente em 1960, quando a fábrica de Brinquedos Estrela fez uma promoção conjunta com a Johnson & Johnson para lançar a "Semana do Bebê Robusto" e aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada. Desde então, o “12 de outubro” representa a alegria da criançada e do comércio, em especial, o setor de brinquedos e eletrônicos.
Atualmente, os “presenteados” no dia das crianças são os membros da "Geração z". Nascidos entre 1990 e 2009, estão constantemente conectados, assumiram um padrão mais consumista. Para os membros das gerações anteriores, a “essência” da infância foi um pouco perdida, pois as brincadeiras ao ar livre foram substituídas com a inserção das novas tecnologias no dia-a-dia das crianças.
Confira no áudio abaixo a enquete que traz a opinião de pessoas com idade superior a 25 anos, em relação aos hábitos das crianças da atual geração.
Um caso que ilustra essa situação de que as crianças não brincam como antigamente e estão sobrecarregadas com diversas atividades é o de Maria Kuhn, de 12 anos. Ela concilia a escola (estuda no 6º ano do Ensino Fundamental), com várias outras atividades: Dança no CTG – Centro de Tradições Gaúchas; Ballet; Jazz; Tae-kwon-do e Futsal. Sobra uma tarde por semana para colocar em dia os trabalhos escolares.
O grande número de atividades e compromissos, a inserção no mundo virtual e a própria cobrança da sociedade atual em relação ao público infantil são marcas de uma geração que têm cada vez menos características de criança.