Gastronomia atrativa
Delícias coloniais
(Por Marcela Scheffler)
Receitas passadas de geração em geração resultam em delícias da culinária, apreciadas pela comunidade. Em Quinze de Novembro, a culinária, em especial os produtos coloniais, são consumidos pela comunidade local e turistas que visitam o município. No total, são oito tendas rurais de agricultores familiares que comercializam queijos, geleias, bolachas, pães, cucas, entre muitas outras delícias.
Marlise Richter é proprietária de uma tenda rural na entrada da cidade. Seus produtos são bastante conhecidos entre os moradores de Quinze de Novembro e de outros municípios, que frequentam regularmente a tenda rural.
A mão-de-obra é basicamente familiar: Marlise trabalha com o marido, Ronei, e tem ainda duas funcionárias contratadas. Ela está otimista quanto ao negócio, pois recentemente o empreendimento foi aprovado como Agroindústria Familiar, o que abre as portas para investimentos: já está prevista a construção de um novo prédio, com equipamentos maiores para dar conta da demanda crescente. Outra peculiaridade é a utilização de matérias-primas provenientes da produção agrícola da família. Os Richter também são produtores de leite, que além de ser comercializado na tenda é utilizado na fabricação do queijo, nata, bolachas e cucas.
Unindo as receitas herdadas dos antepassados, o dom na cozinha e o potencial turístico do município, Marlise soube fazer do seu hobby uma maneira para complementar a renda familiar. Só mesmo degustando a variedade de produtos coloniais para se ter uma ideia do sabor das famosas “cucas de nata” ou das “bolachas de polvilho banhadas em chocolate”. Ficou com água na boca? A tenda rural de Marlise Richter está localizada na entrada do município de Quinze de Novembro e fica aberta de domingo a domingo, das 16h às 19h.