Esportes Alternativos em Quinze de Novembro
Está rolando agora, é uma partida... de canastra, bolão, kopp!
(Por Marcela Scheffler)
Mesmo ostentando o título de “País do Futebol”, inúmeros esportes alternativos são praticados no Brasil. Ainda que recebendo poucos investimentos, os adeptos de modalidades esportivas e jogos alternativos têm vez, principalmente a nível local, adquirindo um caráter de brincadeira entre amigos. No entanto, em Quinze de Novembro, a comunidade se mobiliza e tem o respaldo do Departamento Municipal de Educação e Desporto – DMED, na organização de campeonatos municipais. Confira as modalidades “alternativas”:
Kopp e Canastra: São duas modalidades de jogos de cartas. Envolve participantes de diferentes gerações, estimulando a integração, principalmente por idosos e pessoas de meia-idade.
Bolão: É outra modalidade bem popular no município, com campeonatos realizados anualmente. O esporte lembra o boliche, no entanto existem diferenças fundamentais: No boliche são 10 pinos para serem derrubados, e no bolão 9, além disso estes pinos são mais pesados no bolão. A bola também tem um peso maior. A feminina possui os mesmos 3 furos da bola de boliche, já a bola masculina no bolão tem apenas dois furos. Ao invés da pista existente no boliche, no bolão há uma prancha mais alta, sobre a qual a bola é arremessada.
Bocha: Este jogo é um passatempo que possui adeptos de todas as idades, e os campeonatos no município são realizados anualmente, com a participação de aproximadamente 100 pessoas. Duas equipes, que podem ser individual, dupla ou quarteto, competem. O objetivo do jogo é manter a (s) bola (s) de sua equipe o mais próximo possível do bolim (bola pequena), previamente lançada. O esporte é tão apreciado no município que todos os clubes e balneários possuem uma cancha de bocha para os apreciadores da modalidade.
Bolãozinho: Modalidade tipicamente feminina. É bem popular no município por integrar Clubes de Mães e de Damas, da cidade e do interior. É cultural a participação das mulheres nestes clubes, tradição passada de mãe para filha. As mulheres se reúnem em associações de bairros ou localidades mensalmente. Essas associações contam com diretorias, administrando a arrecadação dos jogos, que é distribuída em prêmios para as associadas. Anualmente é realizado o campeonato municipal de bolãozinho, com a participação de mais de 200 mulheres.
E não poderia faltar o futebol: A mobilização da comunidade para os campeonatos de futsal e futebol é imensa. Os eventos são realizados anualmente. Para um município de 3.653 habitantes, o número de participantes é expressivo: no campeonato de futsal de 2011 participaram 298 atletas, o que representa 8% da população. O recorde foi em 2009, com a participação de 395 atletas (aproximadamente 11% da população na época). O recorde de goleada em uma partida é quase inacreditável: 40X0, resultado obtido por uma das equipes favoritas ao título da 2ª divisão em 40min.
O campeonato de futebol é ainda mais visado: em 2011, com a participação de 540 atletas, atingiu-se 14% da população somente em jogadores. O recorde foi em 2008, com a participação de 610 atletas (mais de 17% da população do município). As finais do campeonato são bastante visadas, inclusive por pessoas de toda a região: quase 5 mil pessoas acompanharam a final do campeonato municipal de futebol de campo de 2010-2011.
Muito mais que simplesmente praticar um esporte ou ser adepto a um destes jogos alternativos, o que chama a atenção no pequeno município é a integração das pessoas e a mobilização das entidades na promoção de eventos.