Curiosidades da Natureza

08/11/2011 08:36

 

Pé de Jaca chama a atenção em Humaitá

(Por Elenara Oliveira)

A pequena propriedade de 24 hectares da aposentada rural Otília Hanauer, na localidade de Lajeado Alvorada, interior do município de Humaitá, possui uma grande variedade de árvores frutíferas. Entre elas, um pé de Jaca chama a atenção pelo tamanho dos frutos que produz.

A aposentada, de 88 anos, mora com o filho José e a esposa dele, Luzia. Otília, que fala somente a língua alemã, explica que foi seu falecido marido Otto que ganhou uma pequena muda de jaqueira de um irmão há 27 anos. Depois de 10 anos plantada, começou a dar frutos. “Aqui em Humaitá não temos conhecimento de que alguém mais tenha um pé desta fruta”, informou o extensionista da Emater Abel Toquetto.

A nora de Otília, Luzia, contou que já chegou a colher uma jaca de 15 quilos e que nesta safra a árvore produziu 34 jacas, e ainda há frutos se desenvolvendo. “Com as mudanças no clima o ciclo de produção sofreu alterações”, ressalta ela.

               

A aposentada e a nora com um exemplar das jacas da propriedade

 

“É uma fruta muito boa, mas muito doce e que se exagerar na hora de comer se torna enjoativa”, fala Otília em alemão.

A família não tem o que fazer com tanta fruta. “Ainda não descobrimos o que fazer com tanta jaca, se dá ou não pra fazer chimia ou algo assim, então atiramos no mato as frutas que caem, para ver se elas nascem com o tempo”, diz Luzia.

Jaqueira da propriedade de Otília Hanauer

 

A variedade de frutas da propriedade é outro fator que chama a atenção. São dezenas, como: acerola, abacate, goiaba, uva, pera, laranja, bergamota, fruta do conde, jabuticaba, pêssego, figo, limão, lima, marmelo, etc.

 

  • Conheça mais sobre a jaca e confira a receita que pode ser elaborada com o fruto

A jaca é o fruto da jaqueira, árvore tropical trazida da Índia para o Brasil no século XVIII. É uma árvore que chega a 20 metros de altura e seu tronco tem mais de um metro de diâmetro. É cultivada em toda região Amazônica e toda a costa tropical brasileira, do Pará ao Rio de Janeiro.

A fruta nasce no tronco e nos galhos inferiores da jaqueira e são formados por gomos, sendo que cada um contém uma grande semente recoberta por uma polpa cremosa. Apresenta cor amarelada e superfície áspera, quando madura. As variedades mais cultivadas da jaqueira são: jaca-dura, jaca-mole e jaca-manteiga.

O fruto chega a pesar até 15 Kg. É rico em carboidratos, minerais, como cálcio, fósforo, iodo, cobre e ferro. Contém vitaminas A, C e do complexo B.

Pode ser consumida in natura, cozida, na preparação de doces e geleias caseiras. As sementes, sem pele e cozidas também podem ser consumidas como tira-gosto. O bagaço da fruta é utilizado na preparação de sucos, geleia e doces.

 

  • Geléia de Jaca

Ingredientes

2 copos de jaca mole

3 copos de água

copo de açúcar

Modo de Preparo

  1. Coloque todos os ingredientes para ferver por 15 minutos
  2. Espere esfriar e passe por uma peneira
  3. Leve ao fogo para apurar com suco de 1/2 limão
  4. Prove e se for necessário coloque um pouco mais de açúcar