Arquitetura e Urbanismo

03/11/2011 14:58

Conhecendo o Profissional de Arquitetura

 

(Por Rosaura Bellinaso)

 

Projetar, supervisionar e executar obras de arquitetura/edificações; trabalhar com reformas e restaurações; além de atuar no controle e planejamento do espaço como urbanista, paisagista e designer de interiores. Estas são algumas das funções do profissional formado em arquitetura e urbanismo. A formação do arquiteto e urbanista é muito ampla e durante muito tempo o profissional era identificado como aquele que atuava no projeto, na construção ou em uma reforma. Mas o arquiteto e urbanista é muito mais do que isso. Uma das funções paralelas é trabalhar com o planejamento de cidades. Na busca por mais informações relacionadas à profissão, apresentamos a seguir uma entrevista com Maira Stefanello, arquiteta e urbanista.

 

 

Travessia OnLine: Conte um pouco sobre sua trajetória na faculdade, quando achou que Arquitetura era a escolha certa?

Maira Stefanello: Na verdade sempre me interessei desde criança por desenhos, construções, paisagens. Meu ingresso na faculdade foi um sonho, apesar das dificuldades, em nenhum momento pensei em desistir. O curso exige muito trabalho e dedicação, mas tudo é compensado quando se gosta do que se faz.

 

Travessia OnLine: Como imprime seu estilo pessoal na obra?

Maira Stefanello: O objetivo do arquiteto é transformar o sonho das pessoas em três dimensões, deixa-los satisfeitos, mesmo havendo muito da gente nos projetos, ao construir uma casa ou decorar um cômodo as pessoas querem lembrar-se de si próprias, procuro sempre seguir a identidade de seus habitantes, não é apenas um refúgio físico, mas psicológico. O papel do arquiteto é orientar para a melhor escolha, esse é elemento de identidade de meu trabalho.

 

Travessia OnLine: Como você descreve seu processo de criação?

Maira Stefanello: O processo de criação não é tão simples, exige muita criatividade, raciocínio, não são ideias que surgem do nada. Primeiramente deve-se ter uma longa conversa com o cliente para fazer um programa das necessidades. Buscar referência para fundamentar o projeto, fazer croquis, estudos preliminares, pesquisas, tudo isso faz parte do meu processo de criação.

 

Travessia OnLine: Quando você precisa enfatizar algum fator em um de seus projetos, você prefere privilegiar a beleza ou a funcionalidade?

Maira Stefanello: funcionalidade pode muito bem estar aliada à beleza, as construções não são desenhadas apenas para funcionar de tal modo, mas elas devem refletir um ideal de beleza, transmitir mensagens, sensações.

 

Travessia OnLine: Como você vê as tendências da arquitetura brasileira e como você pretende se inserir nessa realidade emergente?

Maira Stefanello: As tendências da arquitetura estão aliadas a arquitetura sustentável, precisamos buscar a preservação ambiental, o simples está na moda. Pretendo me inserir nesta realidade, levando em conta o uso eficiente de energia, de água, de materiais renováveis, aproveitar as condições naturais do local, coisas simples, mas que fazem diferença para o planeta.