Rivalidade em campo

06/12/2011 13:38

 

Gre-Nal ascende rivalidade entre torcidas do RS

 

(Por Jean Houckmüller)

 

O Rio Grande do Sul terá seu representante na Libertadores do ano que vem. O Inter conseguiu a vaga no sufoco, na última rodada do Brasileirão, ao vencer o Grêmio por 1 a 0. D´Alessandro, de pênalti, fez o gol, aos 16 minutos do segundo tempo. A classificação só foi confirmada porque os resultados paralelos ajudaram. O Coritiba, que não poderia ganhar, acabou perdendo para o Atlético-PR. 

O Gre-Nal é, talvez, a maior paixão do povo gaúcho. Nada mais motiva, nada mais mexe com as questões mais profundas da alma do Rio Grande do Sul que o encontro dos dois maiores clubes do estado.

Origens - Desde 1909, quando se enfrentaram pela primeira vez, o jogo se tornou um marco para as duas torcidas. Aonde quer que exista um gremista e um colorado, dia de Gre-Nal é sagrado. Não importam os compromissos particulares, profissionais ou familiares, todas as atenções serão sempre voltadas para a partida de futebol.

A Rivalidade GRENAL é uma das mais tradicionais do futebol mundial. Este ano o jogo teve um sabor a mais, em jogo válido pela última rodada do Campeonato Brasileiro, os clubes não disputavam mais o título da competição, mas o Grêmio que não fez um bom ano, poderia tirar o seu maior rival da Libertadores da América 2012, bastaria um empate para tal feito, mas o Internacional achou um gol em um pênalti cometido pelo jogador tricolor Fábio Rochemback.

Cilon Silveira, torcedor do Grêmio destaca que o jogo era a chance de encerrar o ano de bem com a vida, em caso de vitória tricolor o colorado estaria fora da Libertadores, esta seria uma alegria tendo em vista o péssimo ano que o Grêmio teve, o maior time do Sul do país. “Os colorados se consideram campeões de tudo, brincando até com esse jejum que vivemos de títulos de expressão, mas também esquecem que depois de 1992 eles demoraram muito para conquistar um titulo de expressão, sendo que somente em 2006 eles fizeram jus ao nome internacional”, ressalta Cilon.

O gol da classificação colorada resultou em festa em Cruz Alta, foguetório e carreata. O Internacional está na Pré-Libertadores 2012, esperando a definição do seu adversário.

A torcida vencedora - Geovani Bronzatti, torcedor colorado, salienta que vencer o maior rival sempre é bom, ainda mais quando vale a classificação para uma das maiores competições sul-americanas, sem contar que o tricolor da Azenha não conquista nada há muito tempo. O Inter é o maior time do mundo, complementa Geovani.

O time colorado termina o Brasileirão na 5ª posição, com 60 pontos. Em 2012, vai jogar a fase de pré-Libertadores. O Grêmio fecha o campeonato em 12º. Vai disputar a Copa Sul-Americana no segundo semestre do ano que vem.