Empresas investem nos sites de rede social

16/11/2011 16:30

 

Marketing nas Redes Sociais

(Por Andrio Jr. Santos)

 

Muitas empresas estão envolvidas em um novo nicho de mercado: investir em  marketing nas redes sociais.  Seja criando uma página no Facebook, um perfil no Twitter, um aplicativo no Orkut, uma campanha de vídeo no You Tube, ou, muitas vezes, todas estas coisas.

Diversas marcas têm investido muito dinheiro para atrair a atenção dos internautas. A estimativa é de que os usuários de internet são pessoas mais engajadas e com mais mobilização virtual. Será que dá para calcular quanto vale um “Curtir” no Facebook ou um “Retweet” no Twitter de vendas?

 

Aparelhos Móveis como o Iphone facilitam o acesso

 

Todavia, por ser uma iniciativa potencialmente nova, nenhuma empresa que começou a investir neste ramo possui já qualquer índice ou margem de perspectiva de retorno. Quantas latas de refrigerantes a mais foram vendidas, quantos pacotes de bala, quantos carros, revistas, ou qualquer coisa que foi “curtida”, comentada ou simplesmente clicada em uma rede social.

“O primeiro ponto a ser analisado é o público que a publicidade visa atingir, é nesta etapa que está a principal diferença da publicidade impressa e online. A primeira tem como foco principal atingir um público mais específico, o que chamamos de público alvo, enquanto que a segunda busca atrair um público qualitativo. Talvez um dos maiores debates destes meios de comunicação seja o retorno pretendido. No caso das redes sociais a empresa que está divulgando seu produto ou serviço deve estar preparada para o processo mais importante que é o feedback direto para interagir com o público. Este cuidado vem do momento vivido atualmente pelas redes sociais que traz um conteúdo gerado pelo próprio usuário, ou seja, elas necessitam de interatividade para garantir uma maior eficácia, pois quando a publicidade é feita com interação seu impacto aumenta consideravelmente” – coloca Patrícia Fensterseifer, publicitária e sócia-proprietária da Agência de Propaganda e Produtora Audiovisual I9 Comunic, de Cruz Alta.

Mesmo assim, sem saber se o investimento realmente compensa, uma perspectiva de mercado da rede Emarketer afirma que 80% das grades marcas ainda vão investir em redes sociais até o final do ano, e essa participação é três vezes maior do que era há três anos. Outra perspectiva diz que enquanto ano passado as empresas investiram cerca de R$ 2,1 milhões em redes sociais, até 2015, esse valor pode chegar a R$ 8 bilhões.

 

Marketing no Facebook

 

Ainda assim, mesmo com todas as dúvidas e incertezas sobre esse tipo de investimento, as empresas apostam no engajamento do internauta para obter retorno. Quanto mais crescer o número de fãs de uma marca em uma rede social, mais eles vão discutir sobre os produtos. Isso é raciocínio lógico: quanto mais informação circulando, mais visibilidade, que no geral —, é o que uma empresa espera quando investe em publicidade. Além disso, também há o medo de ficar de fora, afinal, quem perderia a oportunidade de se inserir em um canal de comunicação onde todos os seus concorrentes estão investindo?

 

Sites de notícias como o Zero Hora também investem em Redes Sociais

 

“Assim como qualquer outra atividade de presença de marca ou elaboração de campanhas, o retorno final pretendido é comunicar e conquistar o público. E quando falamos em redes sociais não podemos deixar de lado a importância de ouvir o consumidor, saber o que ele realmente quer, pois é nesta hora que o retorno vale a pena e tudo muda quando você passa a olhar para quem você atende. No momento em que sua empresa dominar os códigos das redes sociais e relacionar-se abertamente com os diversos públicos é que o investimento poderá se tornar em patrimônio, gerando possibilidade de negócios” – acrescenta ainda a publicitária Patrícia Fensterseifer.